transformice

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dicas sobre a alimentação de Roedores



                              

Dicas sobre a alimentação de Roedores


Para esses animais o carboidrato representa a melhor fonte de energia, primeiramente por ser oalimento mais apreciado por eles, além de ser uma fonte econômica de energia. Eles também necessitam de uma quantidade de açucar ((frutose). As fibrtas devem sempre estar presentes e os lipídios são importantes, pois eles que fornecem os ácidos graxos essenciais e vitaminas A, D, E e K.
As proteínas são os principais componentes da dieta, pois é importante para a formação das células, produção de hormônios e outras substâncias que controlam os processos fisiológicos básicos.

rato ou TWISTER
alimentação ideal para ratos é a ração peletizada. As rações com alto teor proteico (20 a 27%) são satisfatórias. A água deve ser fornecida em garrafas ou bebedouros automáticos.  O consumo de água e alimento varia de acordo com a temperatura e umidade ambiental, vida sexual e hora do dia. Os ratos possuem hábitos noturnos, podendo apresentar atividade diurna, e alimentam-se quase sempre a noite.




HAMSTER
Ainda existem dúvidas quanto as necessidades nutricionais de um hamster, porém uma dieta peletizada para roedores que contenha 16% de proteína e 4 a 5 % de lipídeoa, pode ser utilizada. Dietas com baixo teor proteico não são adequadas para o crescimento ereprodução. Para fêmeas com filhotes, a dieta deve ser colocada no fundo da caixa ou gaiola, pois a preocupação em roer e retirar os alimentos de comedouros frequentemente resulta em negligência com a ninhada.




GERBIL
Para Gerbís é adequada uma dieta peletizada ou combinação de aveias, grãos e sementes, desde que a mistura contenha 22% de proteínas. Os gerbís preferem as sementes de girassol à ração peletizada. Essas sementes, porém, com alto teor de lipídeoas e baixo nível de cálcio, não são uma dieta completa. Animais com 2 a 5 semanas de idade apresentam certa dificuldade de abrir sementes de girassol ou roer pellets de ração.




COBAIA ou PORQUINHO DA ÍNDIA
Tigelas, panelas ou outros utensílios de louça ou barro não devem ser utilizados como bebedouro ou comedouro em caizas de fundo liso, pois o alimento ou água torna-se contaminado com fezes ou com material usado para cama.
As cobaias devem receber alimentação recém-fabricada, peletizada, completa, adequadamente balanceada e específica. As rações para cobaias necessitam aproximadamente de 20% de proteinas e 16% de fibras. A suplementação da dieta com vegetais ou grãos ainda é discutida. Tal suplementação pode aumentar o crescimento e a produtividade, embora microorganismos patogênicos sejam eventualmente introduzidos nas colônias pelos vegetais ou grãos. Para cobaias criadas como pet, acho que a suplementação com vegetais e grãos pode ser bem interessante.


CHINCHILA
Animais em crescimento ou fêmeas em acasalamento necessitam de mais calorias e maiores níveis de cálcio, proteína e gordura do que animais em período não reprodutivo. De maneira geral uma fórmula aceitável pra chinchila constitui-se de pellets (ração) com !6 a 20% de proteina, 2 a 5 % de gordura e 15 a 35% de fibras.



CAMUNDONGO ou TOPOLINO
Os camundongos precisam de rações peletizadas limpa, saudável e nutritiva fornecida à vontade. Para a gua, pode-se fazer uso do bebedouro automático ou garrafas com bico. A melhor alimentação são as rações com alto teor de proteína (acima de 14%) e lipídeos em torno de 4 a 5%.



Hoje, no mercado nacional pet, encontramos rações disponíveis para todos os roedores de companhia. O importante é ficar atento a validade e como é feito o armazenamento da ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário