transformice

sábado, 12 de março de 2011

    A origem do topolino:

O topolino é originário do Japão. Isso mesmo, é um camundonguinho japonês. Camundongos em geral, são roedores q tiverem sua domesticação há muitos séculos e sempre foram bastante criados em vários países, seja como pet, alimento vivo, mais atualmente pra pesquisa biomédica, etc. No caso do topolino, ele é um camundongo q foi selecionado para criação pet por lá, há mais de 4 séculos...derivado de cruza do camundongo Mus musculus com uma subespécie chamada M. musculus molossinus, um camundongo selvagem japonês. É importante essa informação a meu ver, pois a gente percebe então q nossos animais dividem características com o camundongo comum, mas geneticamente, não são. Então, combinando os cruzamentos com seleção apurada, eles obtiveram o q chamaram de "Camundongo Panda" ( パンダマウス ). Daí em diante, ele se espalhou, foi pra Europa, e de alguma maneira, chegou até nós aqui, pelo nome de "Topolino" (só pra lembrar, Topolino é uma palavra q lembra "Topolini", camundongo em italiano)...

Pelo o q li, houve uma época q no Japão eles quase sumiram, mas hoje, já são comuns novamente no mercado pet deles lá. E o topolino hoje, também é criado em laboratório como uma linhagem de pesquisa chamada JF1.

::..Adestrar seu Hamster!..::



Os Hamsters são ariscos no início, mas se acostumam facilmente à presença do dono, tanto Sírio como o Chinês, quando ensinado com carinho, paciência e guloseimas para recompensar os acertos é capaz de aprender diversos truques. Com o tempo e algum adestramento, eles até aprendem truques que divertem as pessoas, como, pôr exemplo, dançar sobre duas patas (Vêja este artigo mais abaixo).

A técnica é dar dois comandos simultâneos. Um com a voz, o outro com a mão - um gesto que simbolize cada comando -, bem perto da ponta do nariz do Hamster.
No final de cada execução, dá-se um petisco. Pode ser um alimento cheiroso e diferente do habitual, como um floco de sucrilhos, amendoim, uva passa, um pedacinho de biscoito ou de queijo.
Repete-se a execução até Hamster aprender.
Para constatar, veja se ele faz o truque mesmo sem ganhar petisco.
As aulas duram até 10 minutos, para não haver perda de concentração.
Podem ser dadas até duas vezes por dia, sempre depois das 18 horas, já que à noite o Hamster fica mais ativo.
Para aumentar o interesse dele pelas guloseimas, retire a comida três horas antes da primeira aula do dia e só a reponha depois da última. A maioria dos truques tem duração variável. Treinam-se exigindo um tempo de execução cada vez maior, até atingir o limite máximo desejado. Nesses casos, o petisco é dado no final da execução, mediante um estalo de dedos (ou língua). Começa-se a ensinar um novo truque só depois que o anterior foi aprendido. Cada truque, ou etapa, costuma demorar de 10 a 15 dias para ser aprendido, ou um pouco mais, em alguns casos.
É bom não ficar muito tempo sem praticar um truque para o Hamster não esquecê-lo.


FICAR EM PÉ E DANÇAR
Manipule um petisco até estimular o Hamster a ficar na posição desejada. Repita o comando "em pé" (ou "dança", conforme o que estiver treinando) e o respectivo comando gestual. Ao estalar os dedos (final da execução), dê o petisco.
Segunda etapa: o Hamster executa o truque apenas com o comando gestual.

ATENDER PELO NOME
Chama-se seguidamente o Hamster, repetindo o nome dele e acenando com um petisco (nesse caso não é preciso gesto). Quando ele se aproximar, dê-lhe o petisco

DEITAR
Force o Hamster para baixo, pressionando o meio das costas dele com o dedo, levemente, para não machucá-lo. Dê o comando "deita" e o comando gestual, com a outra mão. Mantenha-o deitado por um pouco com o dedo nas costas ( no começo, em geral, ele se agita). Repita os comandos. Estale os dedos com a mão que fazia o gestual, retire o dedo das costas e dê o petisco.
-Segunda etapa: difere da primeira, apenas por retirar o dedo das costas antes de dar o estalo com a outra mão.
-Terceira etapa: o Hamster deita e fica deitado apenas com o comando gestual.

ANDAR DE PÉ
O Hamster deve saber o comando "em pé". Dê a ordem. Com ele em pé, aproxime um petisco com uma mão, movendo-a na direção que você quer que ele ande. Ao mesmo tempo, faça o gestual com a outra, acompanhando o Hamster (circule o indicador). Diga "anda". Estale os dedos no fim e dê o petisco.
-Segunda etapa: o Hamster vai para a direção desejada sem petisco, apenas com o comando gestual. O petisco só é oferecido depois de estalar os dedos, no final da execução.

::...Alimentação...::



Ração: Deve ser a base da alimentação deles, pois possui todos os nutrientes que seu animal precisa.
Recomendo a ração da marca Alcon, que é especialmente desenvolvida para pequenos roedores, como o hamster. Há também no mercado vários mix de sementes que são muito nutritivas, o hamster gosta e dificilmente enjoa.
Frutas: Maçã, morango, pêra, uva, caqui e banana. Frutas secas não-cítricas.
Verduras: Repolho, couve, couve-flor, brócolis, vagem, acelga, chicória e almeirão.
Legumes: Cenoura, nabo, abóbora.
Outros tipos:
Semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido, ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.

!!Lembre-se de trocar a água e a comida de seu hamster todo o dia!!



*********************************


Mais detalhes e informações:

Comidas especiais e essenciais

Ameixas secas, salsa, manga, pêra, maça frescas em pedaços pequenos;
Comidas com propriedades antibióticas:
Banana, framboesas, folha de mostarda;
Comidas antivírus
Morangos de qualquer espécie comestível;
Servem para artrite nestes pequenos animais, e deve ser apenas como uma dose diária: cravo da índia, gengibre.
Produtos de soja são muito bons para roedores. Previnem tumores e diminui gorduras ruins no sangue dos animais também. Dê preferência pelos grãos e algo natural de soja, do que blocos processados com soja para esta questão.

Roedores alimentados com 80% de comidas em blocos (high-soy) e mistura fortalecida e 20% de frutas e legumes, tem grandes chances de chegar na velhice sem ter problemas de tumores.

Todos roedores que tem dieta básica em blocos (rações extrusadas) e mistura fortalecida devem receber uma dose de legumes , frutas ou verduras frescas diariamente.

Alimentos com precaução
O milho seco pode conter altos níveis altos de fungos que pode causar câncer no fígado dos hamster. O milho também contém altos níveis de nitratos e amônia. Estas duas combinações podem combinar no estômago “nitrosamines” que são carcinológicos.
Milho fresco é bom, por exemplo, mas se alimentar o roedor com labinas, tente evitar marcas que contém o milho.
Outras comidas altas em nitratos são: beterrabas, aip
o, berinjela, alface, pepino, rabanetes, espinafre, naboverde...e por isto é bom evitar estes alimentos.

Advertência na alimentação de seus animais
A comida que se deteriora ou mofa pode conter toxinas mortais aos seus animais.
Nunca dê nozes, grãos, vegetais ou comida pela qual você observa que está deteriorado ou com cheiros estranhos.
Nunca compre, comida demais para os animais, não estoque.
Os mofos podem crescer até em sacolas plásticas fechados e potes fechados hermeticamente. Se você ver mofo crescendo em alimentos dos seus animais, jogue tudo fora. Nunca corte o pedaço mofado, dando o restante da seção ao animal. Os filamentos de mofo invisível penetram no fundo da comida também!!

Fonte: Toca dos Roedores


****************************
Sugestões:
Para maiores informações sobre cada produto, apenas clique em cima das respectivas imagens


::..Alimentação na gestação e amamentação..::

Alimentação Hamster Durante e após a Gravidez



Neste período a hamster precisa de uma alimentação balanceada, para que os filhotes nasçam saudáveis fortes e vitaminados, portanto faz-se necessário que a mesma seja bem alimentada durante toda a gravidez.
Esta não é a dieta básica, é apenas um complemento, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar.


Os Vegatais são muito importante para a hamster prenha, por isso é aconselhado um aumento do número de vegetais, pode-se dar:
ovos cozidos, ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne) ou verduras como cenoura, pepino e outras.
As verduras irão fazer a hamster produzir mais leite o que é muito importante para quando os filhotes nascerem sobrevivam com mais resistencia e mais fortes.
Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda a mesma por um tempo.
Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro ração, outro cenoura, outro pepino, outro ovos e assim por diante.

::..Conheça seu Hamster..::


Filhotes

Ao nascer, os filhotes são rosados, cegos e sem pêlos.
Os pêlos vêm entre 15 dias e durante este tempo, não toque nos filhotes e nem limpe a gaiola, pois se caso mexer em algum dos filhotes a mãe pode rejeitar e chegar a matar o mesmo.
A mãe normalmente come alguns filhotes defeituosos, logo após seu nascimento. Isso é, apesar de chocante, para assegurar que sua ninhada seja forte.
Lembre-se de não tocar nos filhotes nem na mãe. O ideal é manter a gaiola com os filhotinhos e a mãe num local de penumbra, sem agitação e sem sons altos, mas ainda assim com boa respiração de ar.
Interessante: Depois que todos os filhotes nasceram tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa.




TABELA DE DESENVOLVIMENTO DO FILHOTE


1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes
3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente
6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo
7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida
12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados
16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola
20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes
28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe
35 DIAS - já podem ser vendidos.

Hamster Sírio

::..Habitação..::



Vários tipos de caixas disponíveis são aceitáveis como alojamento, algumas delas equipadas com rodas, túneis e ninhos. Os hamsters roem plástico, madeira ou metais moles



Ao escolher a gaiola (com fundo de plástico), prefira uma que seja maior, pois hamsters gostam de espaço para poder se movimentar (espaços pequenos demais podem deixar seu hamster agressivo e estressado).
Pode-se também optar por um terrário ou uma caixa plástica (tipo caixa organizadora), mas estes precisam ser grandes e ventilados para acomodar bem o seu hamster.



A rodinha é essencial, o hamster normalmente se exercita a noite e as rodinhas de metal costumam fazer barulho (e atrapalhar o sono, se ele estiver em algum local perto do quarto). Não passe óleo lubrificante, pois o hamster pode lamber. O mais indicado (ainda que errado) é utilizar óleo de cozinha ou azeite nas ferragens que rangem, ou comprar uma de plástico.


• Para limpar a gaiola use sabão neutro e enxágüe bem. Depois, seque com uma toalha limpa e coloque uma nova quantidade de areia de gato ou outro tipo de forragem (no máximo 5 cm);
• Caso tenha uma casinha na gaiola do seu hamster, lembre-se de limpar todo o dia, pois é geralmente onde eles estocam a comida;
• Se não tiver casinha, ele vai usar um canto da gaiola como “depósito” de comida.
Lembre antes de dar a comida nova, remova a comida velha com um papel, pois deixar comida velha acumular na gaiola pode acabar atraindo insetos, como moscas etc;


• Quando for limpar a gaiola do seu hamster, coloque-o dentro de uma bacia ou balde limpo, para que ele não fuja e acabe se machucando.


• Mesmo com pêlos, hamsters são animais que perdem calor facilmente (por isso suas patinhas são geladas), por isso ofereça a ele papel higiênico branco, rolos de papelão ou um pedaço de pano (que não solte fiapos) para seu animalzinho se aquecer. Lembre-se de não dar algodão ao seu hamster, pois ele pode se engasgar;


• Não deixe seu hamster exposto ao sol, pois o calor excessivo pode fazer seu animal ficar desidratado e acabar falecendo. Nos dias mais quentes, deixe seu amiguinho num lugar fresco e com sombra;






Mais informações:
O Hamster em ambiente doméstico deve estar abrigado do frio, calor excessivo e correntes de ar. Sua gaiola deve ter banheiro, espaço para dormir, alimentar-se e exercitar-se.

 A gaiola deve ser forrada com lascas de madeira (cuidados evitando madeiras com resinas e óleos). Folhas de jornal não são recomendadas pela toxidade da tinta. Areias e grãos de "pedra" especiais usados em caixas higiênicas de gatos são largamente utilizadas em "banheiros" das gaiolas de Hamsters, uma vez que desodorizam o ambiente, evitando o cheiro desagradável da urina dos animais.

 Os Hamsters necessitam de "queimar" energia e para isso a gaiola deve ser equipada com rodas, argolas, escadas e pontes para que os animais possam exercitar-se, controlando assim o peso. Tais equipamentos devem ser resistentes e atóxicos.
 O bebedouro deve ser do tipo mamadeira fixos e comedouros pesados de modo a evitar acidentes.
 Deve-se evitar superpopulação das gaiolas, devido ao stress e ferimentos provocado pelas freqüentes brigas. 

Machos agrupados em uma mesma gaiola somente se forem nascidos e crescidos juntos, pois poderão ocorrer brigas fatais, uma vez que possuem instinto de defesa territorial, disputando assim a posse da gaiola. 
Animais crescidos juntos não devem ser separados e depois reagrupados, pois alteram seus odores característicos, podendo haver brigas no reagrupamento. 
Existe no mercado uma variedade de gaiolas e acessórios para hamster.
As mais comuns são aquelas de plásticos, apreciadas pelas crianças.
Os hamster acabam escolhendo um canto da gaiola para defecar e urinar.
Nesse canto pode haver cepilho ou outro material qualquer, que não seja tóxico ou arriscado para a saúde dos animais. Na gaiola de metal as fezes caem pela grade em uma chapa (o mesmo sistema de gaiolas de aves).
A limpeza é assim facilitada.
Os hamster são suscetíveis às zoonoses de roedores, dentre os quais as enterobactérias, leptospirose, Hymenolepis nana e outras. Contudo, se mantidos em gaiolas e em ambiente limpo e livre de ratos, a possibilidade de transmissão de doenças é reduzida. 

::..Macho ou Fêmea?..::

::..Macho ou Fêmea?..::


Qual é o sexo?



Pegue seu hamster cuidadosamente e observe a barriga dele. Note que entre as patas traseiras existem duas "aberturas".
Se estas aberturas estão muito proximas, parecendo que so um unico orifcio, então é uma fêmea. Você também pode notar duas fileiras de tetas.
Já os machos apresentam as duas "aberturas" separadas por uma distancia de aproximadamente 5 a 10 mm.
Quanto mais velho for o hamster, mais facil será para ver o seu sexo, em algumas espécies de hamsters, é até possível ver os testículos dele.
Mas quando estão pequenos, é difícil a identificação.
A melhor maneira é perguntar ao vendedor na hora de comprar.




quinta-feira, 10 de março de 2011

::..Acessórios..::


•A rodinha é um item essencial para o seu hamster, pois estimula o animal a praticar exercícios. Ao escolher a rodinha, preste atenção no tamanho, pois se a rodinha for muito grande seu hamster pode enroscar a pata e se machucar e se for muito pequena, ele não vai conseguir andar nela direito e com isto o animal ficará desestimulado a praticar exercícios.


•Um comedouro pesado com alimento;
•Um bebedouro especial para roedores (Com bico);
•Serragem macia ou areia de gato, que neutraliza o odor da urina, formando “pequenas bolinhas”, facilitando a limpeza;
•Casinha, que pode ser feita de plástico ou rolo de papel higiênico;
•Rodinha;



sexta-feira, 4 de março de 2011

::..Problemas comuns em Hamsters..::

Problemas comuns em hamsters



Canibalismo ou abandono dos filhotes: pode ser consequência da interferência humana na gaiola nas primeiras semanas, tornando a mãe irritada, assustada ou agressiva. Outras causas são: mãe inexperiente (primeira cria), falta de leite (agalactia) ou pouca produção de leite, redução na ingestão de água e comida e mastite

Diarréia e prolapso retal (cauda molhada): decorrente de infecções intestinais bacterianas (tais como, Escherichia coli, Salmonela ssp, Clostridium piliformes, Clostridium dificile e Campylobacter spp.), infestação por verminoses (inclusive tênias), intoxicação alimentar, intoxicação pelo uso de antibióticos e destruição da flora intestinal.

Ferimentos na pele: decorrente de brigas principalmente.

Dermatite: por infestação por pulgas de cães e gatos. Ácaros Demodex spp em animais imunodeprimidos. Decorrente de mordidas de outro hamster e infecções bacterianas de pele, irritação por contato com a amônia da urina, material irritante como substrato. 

Lesões no olho: conjuntivite decorrente de trauma, irritação por corpo estranho (pó, poeira, etc.), infecções bacterianas e coriomeningite linfocitária (vírus).
Poliúria (urina abundante) e polidipsia (sede): doença renal (amiloidose, doença renal cística).

Emagrecimento: doenças crônicas (verminose, tumores, diarréias crônicas, doenças respiratórias, tricobezoares gástricos, ingestão de material estranho, cirrose hepática, doença renal, má oclusão dentária, parasitismo e outras).

Má oclusão dentária: decorrente de trauma, origem genética, infecções dentárias. 

Doenças crônicas: doenças infecciosas, amiloidose renal, nefrose (doença renal), cirrose hepática, tumores, infecção intestinal por Clostridium spp. As doenças crônicas podem causar emagrecimento. 

Deficiências nutricionais: pode se manifestar de várias maneiras, incluindo mortalidade de filhotes, doenças respiratórias, fraqueza, dermatite e outras doenças decorrentes da má condição física.

Tricobezoares gástricos (material embolado no estômago) e ingestão de corpo estranho: os tricobezoares se formam da ingestão contínua de material fibroso (por exemplo pêlo) ou material sintético que se acumula formando uma bola no estômago. Se essa bola toma grandes proporções, torna-se prejudicial ao organismo. A ingestão de corpo estranho pode causar perfuração ou obstruçãodo estômago ou intestino. Na tentativa de expulsar esse material, o intestino pode torcer ou inverter sobre ele mesmo causando obstrução e morte com dores.

Parasitismo: por vermes, incluindo tênias.

Desidratação: é decorrente de diarréia, vômito, perda do apetite ou doenças. 

Intoxicação e septicemia (infecção generalizada): decorrente da ingestão de produtos tóxicos, toxemia por bactérias patogênicas no intestino, toxemia decorrente da destruição da flora intestinal pelo uso incorreto de antibióticos.

Doenças respiratórias: os sintomas principais são corrimento nasal e dificuldade respiratória. Podem ser conseqüentes de irritantes como poeira, pó de madeira, fumaça de cigarro, desinfetantes, infecções bacterianas (rinites, traqueíte), pneumonias bacterianas, gripe (influenza), parainfluenza.

Cardiomiopatia/aterosclerose: doenças que podem surgir em animais velhos, obesos, que não se exercitam oe com alimentação não balanceada. Animais com doenças cardíacas podem cansar rapidamente após exercício.

Tumor em animais velhos: são comuns e existem diversos tipos.

Os Hamsters Sírios

Os Hamsters Sírios  
Já que agora também estou criando Hamsters, vou falar um pouco deles.
Os hamsters possuem uma não merecida reputação de agressividade. Esta característica é exibida apenas quando são rudemente manipulados ou assustados. São bastante ativos à noite. Os hamsters, naturalmente, não são agressivos; contudo, freqüentemente aparentam morder. Portanto, deve-se ter cuidado para evitar ser mordido. 

NOME POPULAR: Hamster Sírio
NOME CIENTÍFICO: Mesocricetus auratus
TAMANHO e PESO: 14 a 28cm
TEMPO DE VIDA: 2 a 3 anos
PERÍODO de GESTAÇÃO: 14-16 dias
NÚMERO DE FILHOTES: 2 a 15 filhotes
MATURIDADE SEXUAL: a partir de 8 semanas de vida (+- 56 dias)
DIETA: Herbívoro / Onivoro
ATIVIDADE: Noturno

Em breve mais informações sobre hamsters!

             
A primeira coisa para saber quando você quer criar seus topolinos é a diferença entre machos e fêmeas. 
Saber qual topolino é fêmea e qual é o macho, é algo você tem que aprender. 
No macho você deve observar a distância entre os órgãos genitais e o ânus, que são mais longos nos machos, e ,o tamanho dos órgão genitais que são maiores também nos machos. 
Por volta de três semanas pode ser mais fácil observar o sexo entre eles. 

Com 4 semanas são vistos normalmente os testículos, um sinal seguro que é um macho!!! 

O Topolino é sexualmente maduro com 42 dias de idade, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade. 
O ciclo da fêmea ocorre aproximadamente a cada cinco dias e dura algumas horas. 

O tempo de gestação é de 19 a 21 dias, não é necessário separar o macho da fêmea qdo ela parir, q ele ajuda a cuidar da prole, mas assim q ela parir, entrará no cio em algumas horas e ele irá fecundá-la novamente. 
Você deve providenciar comida e água a vontade para as fêmeas e material para o ninho. Normalmente os filhotes nascem à noite. 
É importante que você não perturbe a mãe e filhotes nesta fase. 
Você também não deve limpar a gaiola ou o terrário pelo menos por uma semana. 
Os filhotes não devem ser tocados pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorá-los. 
Filhotes podem ser desmamados entre 25 e 30 dias. Mas antes disso, eles já estarão comendo também. Eles mama e comem. Deve-se deixar a comida e a água no alcance deles. Pode-se oferecer ALPISTE juntamente com a comida, pois é pequeno, fácil para os babys comerem, todos os topos gostam e ajuda a cuidar dos pêlos!!
************************************************


IMPORTANTE 
Quando os topolinos estão com filhotes, muitos perguntam sobre a fêmea comer os filhotes.
"Uma das causas de canibalisamo de filhotes é uma alimentação pobre em proteína, por parte das fêmeas. Eles são onívoros, mas precisam de uma porcentagem de proteína animal na dieta, ainda mais no período de amamentação. Corrige-se isso acrescentando à mistura um punhado de ração de cachorro (para filhotes) e/ou gato. 
Outros motivos podem ser: estresse, mãe muito jovem (imatura), odor diferente no ninho, ou constante intervenção do dono." Informação de: Isis Caputo.
Deixe sempre bastante alimento e água fresca para seus topolinos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Doença Acaríases

Doença  Acaríases

Os roedores são comumente afetados por ácaros. 
Normalmente, estes ectoparasitas atuam sobre uma determinada espécie, mas podem também parasitar espécies semelhantes. A maioria dos ácaros vivem sobre a superfície da pele do hospedeiro e alimentam-se de descamações epiteliais e fluidos teciduais.


TRANSMISSÃO
A transmissão de ácaros ocorre por contato direto com os hospedeiros infectados, crosta de descamação ou material de cama contaminado. O Demodex é um habitante assintomático dos folículos pilosos e glândulas sebáceas, e podem ser transmitidos aos neonatos durante o contato prolongado com a mãe.

FATORES PREDISPONENTES
Falha na resposta imune, variações no comportamento de autolimpeza e predisposição da espécie são os fatores principais. Lembrando que a baixa temperatura e a alta umidade favorecem a sobrevivência dos ácaros fora do hospedeiro.

SINTOMAS
Citarei de forma abrangente os sintomas mais freqüentes não estando os sintomas descritos relacionados especificamente a uma determinada doença ou espécie animal.
Acúmulo de secreção serosa e de crostas marrons no pavilhão auricular, áreas sem pêlos, úmidas e hiperêmicas (vermelhas), meneios de cabeça, torcicolo, arranhaduras, escoriações, pêlos arrepiados, ulcerações de pequena ou grande extensão, automutilação, anemia pela perda de sangue, diminuição da fertilidade e eventualmente morte.

 DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Laboratórios especializados com profissionais treinados ou mesmo médicos veterinários autônomos com experiência em laboratório clínico podem identificar o agente.
O tratamento deve ser específico para cada espécie animal e dependente do ácaro em estudo. Receitas caseiras devem ser abolidas pois muitas destas receitas possuem princípios tóxicos, que podem levar o animal à morte. O médico veterinário sempre é a opção segura para instituir o melhor tratamento.

 
IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Cheyletiella parasitivorax pode raramente afetar o homem provocando uma dermatite especialmente em crianças e pode ser um transmissor do vírus da mixomatose dos coelhos o qual não afeta o homem.
Liponissus bacoti pode chegar a picar o homem e ainda pode atuar como vetor na transmissão do tifo murino, da febre Q e peste bubônica.
 
POR ESTES MOTIVOS ACIMA DESCRITOS, SEMPRE SE FAZ NECESSÁRIO UM EXAME CLÍNICO PERIÓDICO NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!