Um pouco da história deste roedor.
São originários da Síria, onde foram capturados os primeiros (provavelmente um macho e três fêmeas) e criados - em cativeiro, isso por volta de 1950, ao norte da Síria, mais precisamente na cidade de alepo.
HAMSTER vem da palavra alemã hamstern, que significa esconder, juntar, amontoar.
Este nome foi lhes dado devido ao fato de terem o hábito de encherem suas bolsas elásticas com alimentador, localizadas uma em cada lado de cabeça, pescoço e parte do tórax.
Estas bolsas são independentes uma da outra e não tem qualquer ligação com o aparelho digestivo, servindo apenas como depósito para comidas ou para transportes de alimentos ou mesmo para armazenar materiais para a elaboração de seu ninho.
Os hamsters são conhecidos também por hamsters dourados, esquilinhos e esquilinhos do Líbano.
Existem 54 (cinqüenta e quatro) espécies, sub-espécies e variedades de hamsters.
Os hamsters tem o que alguns criadores chamam de "duas personalidades", pois costumam passar os dias dormindo, com "preguiça", mas quando chega o entardecer (por volta das 17h00) acordam e aí começa o seu "dia".
No momento que acordam começam imediatamente sua higiene, lambendo-se e passando as patinhas dianteiras pela cabeça como se estivessem penteando-se.
Só após essas preliminares é que vão se alimentar e em seguida brincar e se exercitar. Eles adoram fazer exercícios, principalmente, se em sua gaiola houver um roda giratória própria. Melhor horário para alimentá-los.
Esses pequenos roedores não dão trabalho algum quanto a sua higiene pessoal. O que você poderá fazer é ajudá-lo, dando umas escovadas em seus pêlos (escova própria e com cerdas bem macias) desde que se tenha acostumado desde pequeno.
Há possibilidades de se ter mais de um animal na mesma gaiola, desde que tenham crescidos juntos, adquirindo ao mesmo tempo e que já estejam juntos, para que não ocorram brigas que podem até ser fatais.
Se o seu propósito não for a criação, tenha sempre animais do mesmo sexo (seguindo recomendações acima) para que não haja cruzamentos indesejados.
Cuidados:
Como os hamsters são animais curiosos por natureza, nunca ponha nada plástico ao seu alcance, pois eles podem por na boca, o que levaria a morte por asfixia.
Higiene na Gaiola:
Existem no mercado gaiolas de arame, parecidas com as de pássaros só que com a roda de exercícios. Essa gaiolas apesar de serem mais baratas, não são nenhum pouco higiênicas, devido ao fato de terem o fundo raso, fazendo assim com que as fezes caiam para fora. Há, também, caixas de acrílico que são muito chamativas devido as cores vivas em que são apresentadas, mas além de serem fechadas são também muito delicadas o que poderia ocorrer uma rachadura ou mesmo uma quebra se não houver um certo cuidado para manuseá-las.
No dia-a-dia em minha criação uso as gaiolas com fundo alto, são mais abertas e ao mesmo tempo são higiênicas e de fácil manuseio.
Como forração na gaiola, recomenda-se usar serragem, por seu um material absorvente. Quando se faz a limpeza total nas gaiolas (semanalmente ou no máximo a cada 10 dias) é feita tirando o animal e lavando todas as peças que a compõe em seguida secar muito bem e colocar uma forração nova e por fim voltar bichinho para o lugar dele.
Há possibilidades de se fazer uma higiene parcial na gaiola a cada 2 ou 3 dias, pois como os hamster escolhem um só local para suas necessidades fisiológicas, basta remover apenas essa parte da serragem úmida, substituindo por uma outra limpa e seca.
Lembre-se de dar diariamente água fresca e filtrada e trocar sua alimentação mesmo que ainda existam restos em sua vasilha.
Com estes procedimentos você evitará que a casinha de seu hamster se torne um ambiente propício para a formação de fungos e germes, o que com certeza irá prejudicar seu bichinho de estimação.
Alimentação:
Para se ter um bichinho saudável é bastante fácil. Hoje em dia já existem à disposição em boas lojas do ramo completa linha de rações.
Os hamsters necessitam de uma dieta rica em cereais, grãos, frutas e verduras e legumes, esses sempre frescos e bem lavados. Pode-se também oferecer uma pequena quantidade de leite e carne (nunca crua).
Alguns exemplos de:
Frutas: uva, mamão e laranja, sempre em pequena quantidade, ainda Kiwi, maça, pêra, ameixa, etc;
Verduras: Brócolis, espinafre, couve, couve-de-bruxelas, acelga, todos bem picados;
Legumes: Beterraba, cenoura, vagem, etc.
É importante saber que os dentes dos hamsters não param de crescer, por isso se faz necessário lembrar de oferecer sempre alimentos duros (milho, soja, ...) ou pedaços pequenos de madeira (existem nas lojas madeira própria para essa finalidade).
Sabendo que seu animalzinho vive em média de 2 a 3 anos (as vezes até mais) e para que tenha uma vida saudável só depende de uma boa alimentação balanceada e é claro de muito amor e carinho.
Observações Gerais:
Para seu novo amigo aprender alguns bons truques, depende só de você ter bastante carinho e calma, que você verá como ele aprende rápido.
No início da amizade dê um tempinho para ele se familiarizar com você, com a nova casa, com o movimento de sua casa, e não ponha a mão repentinamente na gaiola querendo pegá-lo, isso só vai assustá-lo. Coloque sua mão dentro da gaiola bem devagar e deixe-o cheirá-lo e dê algumas guloseimas (nunca doces).
As crianças podem ser ótimos amigos dos hamsters, para isso, se precisar de algum adulto para ensiná-lo e ajudá-lo, principalmente no início.
Para segurar um Hamster, não sendo um fêmea prenha, pode ser de qualquer maneira, desde que seja com cuidado (evitando quedas bruscas) e carinho e principalmente sem usar força física. Mesmo a força de uma criança é grande para uma animalzinho do porte do hamster. Evite segurá-lo quando estiver com as bolsas cheias de alimentos, pois poderemos machucá-los ou mesmo provocar um ruptura das mesmas.
Lembre-se que para ganhar a confiança e amizade de seu novo amiguinho, basta ter um pouquinho de calma e nunca fazer movimentos bruscos para não assustá-los.
Os hamsters não são animais muito sujeitos à doenças e dificilmente adoecem ou são atacados por pulgas ou vermes, desde que sejam mantidos em instalações adequadas e em boas condições de higiene. Impedir que os hamsters tenham contato com ratos e camundongos, para evitar que estes lhe transmitam doenças ou parasitas.
Não permita que pessoas com resfriado manuseiem o hamster.
Se estiver frio, lembre-se de cobrir a gaiola com algum pano e levá-lo para algum lugar abrigado de correntes de ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário