transformice

sexta-feira, 8 de abril de 2011


Apesar do seu nome, a origem desta espécie está na América do Sul, onde um parente selvagem do nosso porquinho doméstico, pode ser ainda hoje encontrado, nas regiões do Noroeste e Sudeste deste continente, tendo sido domesticados pelos Incas, muito antes dos primeiros europeus terem por lá aportado. Reconhecidos como animais sagrados, eram usados em cerimoniais.

Como animal de estimação, o Porquinho-da-índia tem vindo a ser promovido, nos últimos anos, a um patamar muito interessante.

Hoje em dia existem muitos criadores e fãs de porquinhos por todo o mundo.

Em Portugal, ainda há poucos anos, os Porquinhos-da-Índia eram considerados apenas como petisco culinário em algumas regiões do país, mas o interesse por eles como animal de companhia está a crescer rapidamente, existindo já alguns criadores portugueses que fazem criação das mais diferentes raças e que têm interesse em mostrá-las.

O carácter carinhoso e o seu ar de mascote, levou a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de sucesso como animal de companhia.


Manter um Porquinho-da-índia é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo 60x80cm, mas quanto maior, melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.

Os Porquinhos são animais sociais que nunca devem estar sozinhos. O melhor é ter um par do mesmo sexo junto, dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.

Devem ainda ter a possibilidade de fazer exercício diário fora das gaiolas, de maneira a manterem a forma.

As gaiolas devem ser limpas com muita frequência de modo a evitar cheiros.

A cama deve ser feita com aparas de madeira ou outro material próprio que se pode encontrar nas lojas de animais.

Os Porquinhos-da-índia mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores.

Tamanho: Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de 1kg.

Longevidade: 5 a 6 anos em média, podendo chegar aos 8.
Alimentação: ervas frescas e compridas, cenouras, peras, maçãs, alface (em pequenas quantidades), pimentos, pepinos, uvas, coentros, espinafres, tomates, dentes-de-leão, rama das cenouras, trevos, courgetes.


Exemplo de um menu fácil de preparar para os Porquinhos-da-índia:

Manhã: Cenouras e Feno
Almoço: Legumes ou Fruta
Tarde: Comida seca de Pacote (1-2 colher de sopa por animal) e um pouco de fruta, alface ou pepino


As 5 Regras básicas para ser um bom Dono
1 - Os porquinhos têm carência de Vitamina C, dê regularmente fruta e vegetais frescos, acompanhados de ração própria.
2 - Os porquinhos necessitam de ter sempre Feno disponível, de forma a evitar problemas dentários.
3 - Os porquinhos são animais sociais, é sempre aconselhável ter 2 do mesmo sexo, para evitar grande procriação.
4 - Os porquinhos precisam de uma gaiola com espaço, no mínimo de 60x80cm, maior sempre que possível.
5 - Em caso de doença, consulte sempre um veterinário especialista em Exóticos.

Para quem quiser saber mais informações acerca deste animal, pode visitar por exemplo o sitio dos Porquinhos, é um site que dispõe de informação mais detalhada e precisa sobre os porquinhos-da-india, nomeadamente nas áreas de Alimentação e Alojamento, adopcção, etc...

As fotos que estão neste post são do meu porquinho, tenho-o à relativamente pouco tempo, mas posso dizer que é um excelente animal para se ter em casa, não dá muito trabalho, são super queridos e apenas exigem uma coisa, que é nos primeiros dias ter-mos paciencia com eles pois assustam-se muito facilmente connosco, depois rapidamente se habituam à nossa presença (e nós à deles) e são uns animais adoráveis!

Já agora aproveito para pedir uma sugestão...preciso de um nome para ele!! se alguém tiver alguma ideia que queira partilhar, está à vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário