Não é todos os Winter Whites que mudam de cor. Para tanto, é necessário que a linhagem do hamster não perca essa característica, além disso, o ambiente tem de estar apropriado para a mudança na pelagem.
Essa incrível característica da raça não está presente em todos os exemplares, pois algumas linhagens foram perdendo-a. Exemplo: se uns exemplares que não possuem a característica tão pronunciada como no normal cruzarem entre si, a tal característica tenderá a diminuir cada vez mais. E por isso, muitos proprietários aqui no Brasil ficam em dúvida se seus hamsters realmente são Winter Whites, pela possível perda nas linhagens (mesmo se o ambiente estiver apropriado para a mudança de cor).
O lugar onde o ham vive inflencia muito para a mudança de cor. E isso é o que muitos não sabem. Como o próprio nome diz (winter= inverno - white=branco - ou seja, branco no inverno), a raça tende a mudar a cor para mais claro no inverno.
Os Winter White têm mais probabilidade de ficarem claros ou brancos no inverno devido e à claridade. Isso mesmo: não é necessariamente por causa do frio (sendo que a temperatura mais baixa também pode ajudar)! O que ocorre, é que onde a raça se originou (leste do Cazaquistão e sudoeste da Sibéria) neva no inverno. Provavelmente, esses hamsters desenvolveram tal característica para se camuflarem na neve, protegendo-se de predadores. Já nas demais estações, sua coloração normal também o camufla.
Para você descobrir se o seu Winter White possui essa característica, experimente o seguinte:
Deixe a gaiola do ham o tempo todo em um lugar claro, com luz. Mas atenção: nunca exponha um hamster no sol! O que você pode fazer é deixar um abajur perto da gaiola até à noite, ou mesmo deixá-lo num quarto com luz acesa. Deve deixá-lo exposto à claridade pelo menos 1 dia inteiro ou mais, para dar um bom resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário