transformice

terça-feira, 26 de julho de 2011

Alojamento e Instalações


Por ser um animal maior que a maioria dos roedores tidos como animal de estimação, o tamanho e a adequação do “alojamento” das ratazana tem fundamental importância em sua qualidade de vida.


A maioria dos criadores começam com animais recém desmamados, ou animais muito jovens, e por inexperiência no assunto acabam se esquecendo que estes animais estão em contínuo crescimento, e aquela “gaiolinha” que antes suportava tranquilamente o seu pet, agora está ficando cada vez menor e mais “apertada”. Um exemplo pode ser a gaiola de um hamster na foto abaixo, muitas pessoas usam para criar uma ratazana, mas mesmo sendo para uma ratazana não é adequado!



As Ratazanas podem ser mantidas em gaiolas grandes, áquarios de no minimo 300 litros, ou até mesmo em caixas plásticas organizadoras, tipo “container”, e a quantidade de animais deve estar adequada ao tamanho das instalações.


Gaiola apropriada para ratazanas:




Aquario de 300 litros, apropriado para ratazanas:




Caixas plástica organizadora, tipo “container”





Gaiolas para chinchilas e ferrets possuem dimensões ideais para alojamento de ratazanas adultas, mas filhotes podem passar pelas grades caso o espaço entre elas sejam muito grande.
Terrários e caixas organizadoras também agradam muitos criadores, mas a ventilação é muito prejudicada, e isso pode afetar a qualidade de vida dos animais.

Para se ter uma idéia da quantidade ideal de ratazanas em um alojamento, considere que um terrário com medidas 70~90x50x40cm pode acomodar 2 animais. Vale ressaltar aqui que, isso tudo depende de cada animal, e que à medida que você o conhece mais, as adaptações deverão ser realizadas.


Ratazanas em gaiola de chinchila:





Ai abaixo veja gaiolas super lindas e enfeitadas... Um sonho para qualquer rato!


    

     

                                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário