transformice

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um roedor curioso e muito peludo!

O Gerbil ou Esquilo da Mongólia é um roedor manso, curioso, muito limpo e fácil de amansar. Diferente do hamster, este roedor tem hábitos diurnos e noturnos. Ele alterna períodos de insônia e descanso tanto de dia quanto de noite.
De porte pequeno, com cerca de nove centímetros mais nove da longa cauda peluda, o Gerbil tem patas dianteiras curtas para apanhar os alimentos e as dianteiras longas que facilitam sua rápida movimentação. Os dentes incisivos da frente crescem durante toda a vida, necessitando, portanto, roer sementes, raízes, etc. Pode pesar até 135 gramas.
Geralmente, vive em tocas de areia do deserto, em colônias de 30 a 40 exemplares. Sociável e quieto, emite um som agudo baixo. Adora fazer acrobacias e se divertir com brinquedos como túneis e rodas.

Ao manuseá-lo, toda atenção. Primeiramente, jamais pegue o Gerbil pelo rabo, pois fazendo isso, ele pode se machucar, podendo até quebrar sua cauda ou, em alguns casos, causar a morte se você pegar ou puxá-lo bruscamente!
A sua coloração pode ser marrom, cinza, agouti, entre outras. Mas, a cor original é marrom-dourado com as pontas do pêlo pretas.

Com relação às gaiolas, deve ser usada a mesma dos hamsters, com uma base funda que permita a colocação de grossa camada de serragem onde possam cavar. Além disso, deve conter um bebedouro tipo mamadeira e um comedouro, ambos sempre limpos. Apesar de serem animais originados do deserto, Gerbils precisam de tomar bastante água. Não exponha a gaiola ao sol pois os Gerbils não são acostumados e podem morrer desitradados.


Quanto à reprodução, estes roedores chegam à maturidade sexual a partir da 9ª semana de vida. O cio é de quatro dias e o período de gestação dura de 21 a 25 dias. A ninhada média é de seis filhotes. Ele vive pouco, em média de três a quatro anos.


Os gerbils não se dão bem com nenhum animal de outra espécie, mesmo outros roedores como hamster. Portanto, nunca os deixe em locais onde possam entrar em contato com outro bicho.


A alimentação do Esquilo da Mongólia pode ser uma ração industrializada para roedores ou própria para a espécie (importada dos EUA), frutas, verduras e legumes ou ainda existe a opção de ser feita uma mistura de 50 % de trigo, aveia, cevada em iguais quantidades, adicionada com 15% de milho e o resto com ração para roedores ou para a espécie. 

CUIDADO!

Nunca dê banho de água e sabão no Gerbil. Quando levados à água podem ficar doentes e morrer. E se lavados com sabão podem adquirir uma forte alergia.
No mercado existe um pó especial para banho de roedores, o pó de cálcio. Para utilizá-lo, basta colocar um pratinho cheio deste pó na gaiola dos Gerbils. Eles irão, literalmente, deitar e rolar sobre ele, e, dessa forma estarão fazendo sua higiene.

Origem e História

Originário do deserto e áreas semidesertas da Mongólia e nordeste da China, o Gerbil (Meriones unguilatus), como é chamado nos EUA, é um dos poucos entre as outras suas 79 espécies que pode ser criado como bicho de estimação, devido ao temperamento sociável e pacífico.

Foi descoberto em 1811 e criado em cativeiro só em 1935 quando C.Kasugo, um zoologista japonês, levou ao seu país alguns exemplares da bacia de Amur na fronteira da Rússia com a China. Inicialmente era usado em pesquisas laboratoriais e, posteriormente, a partir de 1982, para detectar drogas em bagagens nos aeroportos canadenses e em revistas a visitantes de prisioneiros em Toronto, por causa de seu excepcional faro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário