transformice

terça-feira, 19 de julho de 2011

Hamster Anão-russo Campbell


 

 Phodopus campbelli – Hamster Anão-russo Campbell

Alimentação
O principal alimento destes hamsters consiste na ração; existem vários tipos de ração de hamster, que variam bastante na qualidade e preço; é de evitar rações com demasiadas sementes de girassol, pois engordam mais do que aquilo que alimentam.
Podem ser administradas frutas variadas em pequenas quantidades. Evitar os citrinos.
Pode ser fornecida papa amarela para pássaro como suplemento, sobretudo se for o caso de uma fêmea estar prenha ou a amamentar.
Temperamento
O hamster anão-russo campbell não é muito popular, apesar da variedade de colorações que pode apresentar comparativamente com outras espécies de hamsters anões, sobretudo devido à tendência para morder ou ter certos comportamentos agressivos. No entanto, nem todos têm este comportamento, sendo possível ter um hamster campbell perfeitamente dócil! Este factor depende muito de criações incestuosas (inbreeding) que potencializam este tipo de problemas.
Alojamento
Tal como qualquer outro hamster, esta espécie deve ser mantida numa gaiola com espaço suficiente, comida, água, roda de exercício, e se possível, alguns objectos adicionais ou túneis para evitar o tédio.
NUNCA utilizar algodão de casa de banho para a cama do hamster! Pequenos fios de algodão podem criar infecções graves, sobretudo nas patas dos hamsters. Existe um algodão próprio que se vende nas lojas de animais. Feno também é uma boa opção pois também serve de alimento.
O fundo da gaiola deve consistir de aglomerados de madeira (uns cilindros beje) que é a forma mais higiénica de os manter: quando molhados, esses cilindros desfazem-se como se fossem farinha, o que facilita a limpeza.
Limpeza
A frequência com que a gaiola deve ser limpa varia consoante o número de «habitantes» da gaiola. Assim, uma a duas vezes por semana é uma boa frequência para uma gaiola com 1 ou 2 hamsters.
Se a gaiola tiver ninhadas, evitar a limpeza para que a mãe não estranhe os cheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário