transformice

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Roedores: que cuidados devemos ter com estes pets




Roedores: que cuidados devemos ter com estes pets?

 Antes de mais nada, é importante definir o que são os roedores. Estes animais de aparência “fofa” pertencem à ordem dos mamíferos e possuem um par de dentes incisivos na arcada dentária superior, que são utilizados para, literalmente, roer os alimentos que fazem parte de sua dieta. Esses dentes são de crescimento contínuo, o que significa que precisam ser constantemente desgastados, o que ocorre quando roem os alimentos.
São exemplos de roedores que podem ser bons animais de estimação, pela docilidade e facilidade na criação: chinchila, hamster e porquinho da Índia. Vamos. Então, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.
hamster 1024x727 Roedores: que cuidados devemos ter com estes pets?
Chinchila
Dentre os roedores domesticados, a chinchila é a que mais sofre com temperaturas muito altas. Na verdade, este pet pode até morrer se deixado sob temperaturas ambientes superiores a 25º C!
Elas passam o dia dormindo e ficam mais ativas durante a noite. Assim, são companheiros ideais para pessoas que passam boa parte do dia fora.
Hamster
Hamsters são roedores pequenos (pesam entre 30 a 200 g), sendo, em sua maioria, estritamente noturnos nos meses mais quentes, iniciando seu período de maior atividade ao entardecer. Há muitas espécies diferentes, mas apenas algumas são mantidas como animais de estimação.
Os hamsters não tem a visão muito apurada, sendo que a audição é seu melhor sentido. Algumas espécies de hamsters tem a bochecha expansível, onde podem levar comida e forragem para o ninho dentro da boca!
Porquinho da Índia
Trata-se de um roedor de origem sul-americana, descoberto pelos europeus durante as expedições que tinham por destino a Índia. Daí a origem do nome. E não, não se trata de um suíno, mas sim de um roedor!
São animais bem resistentes, podendo viver uma média de 5 anos. Se alimentam de ração específica e é importante fazer suplementação de vitamina C, pois podem morrer caso falte este elemento em seu organismo.
Cuidados gerais
Qualquer animal de estimação, por mais tranquilo e quieto que seja (como é o caso de muitos roedores), deve ter garantido um mínimo de atividade. Existem no mercado inúmeros apetrechos para distrair roedores, como rodas, casinhas e brinquedos que eles utilizam para se distrair.
Além disso, é muito importante que lhes sejam oferecidos alimentos duros, que possam roer, respeitando as necessidades nutricionais de cada espécie, o que pode ser orientado por um especialista.
Assim, certamente o bem-estar do bichinho estará garantido e a diversão da família ao observar as peripécias desses pets também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário