transformice

terça-feira, 5 de julho de 2011

esquilo da mongólia


O esquilo da mongólia é um bichinho ainda pouco conhecido no Brasil, embora nos EUA já seja um animal de estimação comum. Ele é um roedor pequeno de fácil adaptação, é dócil, sociável e pacífico, não produz mau cheiro e não exige muito espaço. O esquilo da mongólia é também chamado de “gerbil” na Europa e nos EUA. Embora o seu nome aponte para o seu local de origem como sendo a Mongólia, esse dado ainda é incerto. Muitos pesquisadores também consideram a sua origem na  Ásia Central e Oriente Médio.
Gerbil
Esquilo da mongólia de estimação
  • A cor do esquilo é geralmente marrom-dourado, com as pontas dos pelos pretas. Criações em cativeiro promoveram mutações, como marrom-dourado com pintas brancas, preto, branco, canela, cinza-amarronzado. Há também o esquilo albino com os olhos vermelhos.
  • A alimentação do roedor é predominantemente em torno de grãos, com um consumo médio diário de cinco a oito gramas para cada 100 gramas de peso do animal. Podem ser dados amendoim cru, ervilha, grão-de-bico e sementes de girassol. Rações também podem ser dadas, há no mercado opções para estes animais  como os da ALCON (Alcon Club Roedores – Alimento Extrusado eAlcon Club Roedores – Frutas e Legumes. Não deixe faltar água fresca para o esquilo.
  • O alojamento do esquilo da mongólia geralmente são caixas de plástico de laboratório, com a parte superior com grades para o manejo da alimentação, por onde se coloca a ração e o bebedouro. Escolha uma área arejada e sem ventos para colocar a caixinha. Também não exponha à luz direta do sol, pois o animal tem baixa tolerância. Recomenda-se que a caixinha tenha espaço para o esquilo brincar, ele adora por exemplo fazer ninhos com materiais disponíveis, sobe e desce rampas se divertindo e brinca com qualquer objeto deixado na gaiola.
  • Se você deseja reproduzir o esquilo da mongólia, fêmea e macho devem ser criados juntos desde cedo, antes de dois meses de idade, pois se forem “apresentados” somente no período do acasalamento podem ocorrer brigas. Entre 68 e 88 dias de vida, o esquilo já pode procriar. O cio dura apenas um dia, repetindo-se a cada quatro ou cinco dias. O período de gestação é de 24 a 26 dias. A fêmea pode dar a luz a seis filhotes, em média.
Criação esquilo da mongólia

Nenhum comentário:

Postar um comentário