transformice

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cuidados com o Calor e Ar Seco




Bom estamos no inverno e nessa época o ar fica mais seco porque temos menos chuvas. Mas não podemos nos esquecer que o Brasil é um pais tropical e em alguns lugares é verão o ano todo, e todo esse calor e secura faz mal pro ham. Um dos piores problemas no calor é o suor excessivo que deixa os pelos molhados e favorece o aparecimento de fungos, problemas respiratorios e desidratação também são causada pelo ar seco.
 http://www.weirdsky.com/miscImages/hamster2.jpg

Vamos as dicas:

Lugares arejados
Se seu ham vive no seu quarto ou em outro ambiente com pouca circulação de ar, coloque-o em uma area mais arejada da sua casa por algumas horas apenas e nos momentos de maior calor do dia. Tambem podemos ligar um ventilador bem fraco no quarto e por algumas horas também e nunca diretamente sobre a gaiola, alem de fazer uma enorme bagunça faz mal pro ham.

Alimentação
A alimentação deve ser cuidada com muita atenção nesse periodos, ou melhor sempre deve se ter atenção! Mas no calor o ham precisa de ingerir alimentos que contenham liquidos, como  por exemplo verduras, frutas e legumes. Então se voce da só comida industrializada pro seu ham pode começar a variar um pouco. Uma coisa interressante que se pode fazer para deixar esses alimentos parecendo mais frescos é deixar na geladeira e antes de servir lava-los e servi-los ainda molhados. É ótimo!

Terrario
No terrario é obrigatório deixar as tampas abertas durante o dia ou pelo menos a tarde. Terrario só é bom no frio!  Essa dica agora vale pra terrario e gaiola também: Retire a casinha, os rolinhos de papel higienico e tuneis de plastico. Isso evita que seu ham fique dormindo num lugar muito quente e passando um calor desnecessario e perigoso. Mas só durante o dia também a noite pode colocar tudo novamente.

Agua
Bom não podia esquecer do mais importante, o liquido que nos mantém vivos é extremamente importante para a sobrevivencia e qualidade de vida do seu  hamster. Se voce tem o cuidado especial de trocar a agua do seu ham todo santo dia, faça isso pelo menos duas vezes ao dia. Ja quem não troca todo dia ta na hora de cuidar melhor do seu ham! Sempre agua fresca.

Gelo e sorvete
É legal colocar um pedacinho de gelo dentro do bebedouro isso deixa a agua fresca durante mais tempo e bem geladinha. Pode-se também colocar um cubinho de gelo dentro da gaiola assim os hams vão lamber ele. Quem tiver condições pode também fazer um sorvete de frutas, ou legumes. Só não me perguntem como faz isso porque não tenho ideia, mas quem quiser tentar e conseguir depois mande a receita ou deixem sugestões abaixo pra fazermos um sorvete. Mas lembre-se que tem que ser uma porção pequena.

Estão ai as dicas a respeito do calor, vamos cuidar bem de nossos hams pra que eles tenham uma vida saudavel e feliz. Todas as dicas sobre alimentação devem ser feitas com moderação e sem exageros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário