transformice

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dicas sobre a alimentação de coelhos


 Dicas sobre a alimentação de coelhos


coelhos são animais Herbívoros, portanto devem ser alimentados com considerável quantidade de alimentos fibrosos, isto é folhas, legumes, frutas e também hoje temos no mercado pet, rações a disposição.
Apesar da fibra, possuir escasso valor nutritivo, é importante,na regulação do trânsito intestinal e na prevenção de distúrbios digestivos. Para suplementar a necessidade de proteínas, aminoácidos e carboidratos a ração funciona muito bem.
alimentação ideal para coelhos de qualquer idade é composta de grande quantidade de grama, capim (Pangola, jaraguá, elefante, napier, colonião, braquiárias) e folhagem como folha de bananeira, amendoeira e laranjeira. Outros vegetais que podem ser oferecidos são repolho, couve, salsa , cheiro verde, chicória, folhas de mostarda, manjericão e acelga.

Evite folhas de cor clara, e não é recomendado dar alface, esses alimentos podem levar a diarreia.
Outros alimentos fibrosos que devem ser fornecidos diariamente, porém em quantidade menores são: pêra, pêssego , maçã, pimentão vermelho ou verde, manga , mamão, abacaxi e vagem sem sementes.

Biscoitos, bolos e pães devem ser evitados.
Com relação as rações comerciais peletizadas não devem ser usadas como única fonte de alimento. Geralmente elas são muito concentradas com proteínas e carboidratos, porém pobres em fibras apropriadas. Além disso, a ração não promove o volume adequado de alimento que o animal precisa e não promove o desgaste apropriado dos dentes, predispondo o aparecimento de problemas de má-oclusão.

È importante sempre manter água a vontade para estes animais, principalmente os que se alimentam de rações comerciais.

A ração deve ser administrada uma vez ao dia e o pote retirado após 2 horas de acesso, caso sobre ração no pote após às 2 horas, no dia seguinte forneça uma quantidade menor; As folhas e frutas devem permanecer em quantidade suficiente e a disposição por todo o dia.

Alimentação de Filhotes:

O ideal é que esses animais sejam alimentados pelo leite materno, nas priemeiras 3 a 6 semanas de vida. Os filhotes começam a se tornar capazes de ingerir alimentos próprios depois de 18 a 21 dias de idade.
Quando lidamos com filhotes órfãos as chances de obter sucesso na criação são pequenas. O erro mais comum é alimentar o recém nascido com grande volume de leite várias vezes ao dia. O ideal é fornecer 1 a 4 ml de leite a cada 12h.
Dica: O leite da coelha é muito diferente na composição do leite da vaca ou cabra, por isso é fundamental fazer uma suplementação desse leite. Veja as fórmulas substitutas do leite:
Fórnula 1
1 gema de ovo, 240ml de leite em pó reconstituído, 240ml de água, 5ml de mel, 5ml de polivitamínico
Fórmula 2
120 ml de leite em pó reconstituído, 120ml de água, 15ml de KARO, 1 gema de ovo
Quando o filhote já estiver comendo sozinho é preciso fornecer a ração em pequenas quantidades várias vezes ao dia, e as folhas e frutas manter a vontade por todo o dia, assim como a água.
A coprofagia (ingestão de fezes) é um hábito comum aos coelhos. É uma forma de refeição que faz parte do seu comportamento normal. Esse comportamento se inicia normalmente entre a 2ª e 3ª semana de vida, quando o animal começa a comer alimentos sólidos.
Essas fezes são fermentadas pela flora cecal e são ricas em fibras, vitaminas e proteínas porém,  eles tem dificuldade de digerir certas fibras, estas são eliminadas rapidamente, regulando o trãnsito intestinal e são ingeridas novamente para absorver todas substâncias nutritivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário